Animations

Origem do nome: “Animação” derivado do latim anima, o “princípio vital”, a força vital dentro de cada criatura viva. Ele é frequentemente usado como uma tradução para a psique palavra grega, e relacionada com o conceito cristão de alma. “Animação” seria a técnica de dar “alma” a objetos inanimados, desenhos, etc

 A animação é uma rápida exibição de uma sequência de imagens de 2-D ou arte 3-D  modelo ou posições, a fim de criar uma ilusão de movimento. O efeito é uma ilusão óptica de movimento devido ao fenómeno da persistência da visão, e pode ser criado e demonstrado de várias maneiras. O método mais comum de apresentação de animação é como um filme ou programa de vídeo, apesar de existirem outros métodos.

Stop Motion: E um termo em Inglês, “Stop” Parar “Motion” Movimento.

E uma técnica muita usada ate os dias de hoje. Consiste de fotos em seqüência que forma uma animação.

Assim como uma Filmadora filma em Frames, imitamos isso com o Stop-motion, dando sequência nas fotos.

2D: E um termo, duas dimensões, o mais conhecido e o próprio papel. Ao desenhar um “frame” tira-se uma foto desse e continua ao próximo.

Exemplos de 2D: Os desenhos do Walt Disney, são feitos em 2D.

2D-Digital: Para fazer uma animação 2D digital precisa-se de 1(Computador), 1(software). A diferença e que não precisa desenhar em papel ou algo parecido, e sim, direto no computador. Por isso o nome Digital. Animações Digitais nem sempre se caracterizam em 3D.

3D-stop-motion: O termo 3D- três dimensões. Basicamente tudo que existe no mundo real pode-se usar para fazer uma animação. E, com o stop-motion, usa-se para criar a animação com as seqüências de fotos.

Exemplos: Pode-se fazer uma animação simples com qualquer objeto. Vamos pegar um lápis como exemplo. Cada vez que se mexe o lápis horizontalmente numa mesa, tira uma foto, ao ver as fotos em seqüência, revela-se a animação.

3D-Digital: Para fazer uma animação 3D digital precisa-se de 1(Computador), 1(software). Programas que nem Autodesk – Maya, 3dsmax – Blender alem de outros. Pode-se criar tudo, desde um personagem ate um cenário etc..

Exemplos: Toy story, Procurando Nemo, Monstros S.A, Carros, Vida de inseto, Shrek etc..

Rotoscopia: Uma técnica antiga, que consiste em “desenhar” e “editar” direto na película de um filme ou fotogramas.

Flipbook: Consiste de varias folhas ou um “Livrinho” contendo uma imagem ou desenho em cada folha. Ao segurar o livrinho e soltar as folhas com o dedo, cria-se a ilusão da animação. E uma espécie de stop-motion, porem não precisando de um programa nem algo como TV para assisti-lo.

Criação de uma Animação

 

Storyboards

Imensos desenhos de storyboard são criados como planta para a acção e o diálogo entre as personagens. Estas são revistas várias vezes durante o processo de desenvolvimento criativo.

 

 

Modelagem

Com auxílio de programas gráficos 3D, são criados as personagens e os modelos 3D. Estes modelos computacionais descrevem a forma geral do objecto, bem como os controles que os animadores irão utilizar para mover as personagens.

Animação

Qualquer uma das três técnicas possíveis para a criação de uma animação pode ser utilizada nesta fase – Keyframing, motion capture ou simulação.

Sombrear

Utilizam-se programas de computador que descrevem as características da superfície, incluindo texturas, acabamentos e cores, são adicionados a todos os objectos do cenário. Estes programas designados por “shaders”, podem simular uma grande variedade de aparências, incluindo lã, madeira, metal, tecido, vidro, cabelo e pele.

Iluminação

Utilizando “luzes digitais”, cada cena é iluminada mais ou menos da mesma forma que um palco é iluminado. Todos os tipos de iluminação são tratadas para criar um ambiente familiar com o intuito de realçar um determinado tipo de humor para cada cena.

 

Renderização

Desenha a imagem final, calculando cada pixel da imagem proveniente do modelo, animação, sombreamento, e iluminação. As imagens finais já renderizadas poderão levar até cerca de 24 horas cada até estarem acabadas. Uma vez renderizada, as imagens finais são transferidos para filme, vídeo ou CD-Rom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s